Descrição da granja
O caso a ser descrito ocorreu numa granja de suínos de ciclo completo com um plantel de 450 matrizes. As instalações, construídas há pouco mais de cinco anos, não sofrem manutenção há dois anos, sendo observado ao caminhar pela granja bebedouros desregulados, comedouros e pisos quebrados na creche e recria. Quanto às condições ambientais, amplitudes térmicas acima de 8ºC são comuns na região, sendo a temperatura das instalações de maternidade e creche controladas diariamente através de piso aquecido na maternidade, forros de teto e cortinas na creche. A limpeza das instalações é realizada com sabão detergente e desinfetantes, mas o rodízio destes produtos não é realizado há mais de um ano.
O sistema all-in all-out é realizado sempre que possível, mas muitas vezes baias de leitões de idades avançadas e baixo peso permanecem na creche por mais alguns misturados com leitões recém desmamados, o que impossibilita vazio sanitário correto das instalações.
O esquema de imunização dos animais é constituído de vacinas reprodutivas (parvovirose, leptospirose e erisipela), os leitões são vacinados contra Mycoplasma hypneumoniae e há pouco tempo foi introduzida a vacinação contra Haemophilus parasuis, recomendada sem exames laboratoriais.
Anamnese
O objetivo da visita foi de investigar a ocorrência de mortes súbitas na creche relatada pelo proprietário. Segundo o gerente, as mortes ocorrem a partir de 55 dias de vida, possuindo característica recidivante (ondas de mortalidade altas seguidas de baixas mortalidades) sem motivos aparentes. Os leitões demonstram os sintomas e morrem no prazo de 12 horas; cerca de 300 animais morreram nos últimos três meses.
Há um ano e meio, quando foram observados os primeiros focos de leitões mortos, as rações de creche e terminação passaram a ser medicadas. Deste período em diante, na tentativa de diminuir a incidência dos sintomas, vários tipos de antibióticos foram adicionados às rações sem proporcionar bons resultados.
Durante a visita realizada foram observados vários sinais clínicos em animais de creche e recria. Os leitões apresentam febre alta, anorexia, sintomas respiratórios (espirros e tosses), problemas neurológicos (pedalagem, opistótomo, andar cambaleante e andar em círculos), edema de pálpebra, vômitos, fezes amolecidas.
Além do exame clínico dos animais na granja, auditoria das instalações e manejo e entrevista com os funcionários internos, é de boa conduta técnica visitar a produção das rações, já que estas são o veículo para a medicação. Ao visitar a fábrica de ração, foi observado que a colocação dos ingredientes no misturador não possuía uma ordem pré-determinada e a informalidade na condução da produção da ração levantaram dúvidas sobre a mistura, sugerindo a possibilidade de má distribuição dos insumos e medicamentos na ração. Diante desta suspeita foi indicada a avaliação das rações disponíveis e programada a realização de um Teste da Mistura, no qual amostras são coletadas durante a produção da ração sob determinados períodos de tempo, objetivando avaliar o grau de uniformidade da mistura em função do tempo de mistura.
De acordo com os sintomas clínicos observados nos animais, suspeitas de Doença do Edema associada a estreptococose resistente a antibioticoterapia foram levantadas. Então dois leitões de creche e dois de recria, que apresentavam sinais clínicos avançados, foram sacrificados e enviados para laboratório.
Resultados dos exames laboratoriais
Necrópsia |
|
1 | INSPEÇÃO EXTERNA
Aparentemente sem nenhuma alteração macroscópica. |
2 | CAVIDADE TORÁCICA
Pulmão – Apresentava-se com pontos hemorrágicos por todo seu parênquima e presença de hepatização no lobo apical direito (10%). |
3 | CAVIDADE ABDOMINAL
Fígado – Aparentemente sem nenhuma alteração macroscópica. |
4 | CABEÇA
Aparentemente sem nenhuma alteração macroscópica. |
5 | Observações:
Foram coletados swabs de pulmão, tonsilas e fragmento de alça intestinal e linfonodo mesentérico para análise microbiológica |
Análises microbiológicas |
|
Exame anatomopatológico |
EXAME MACROSCÓPICO |
Exame anatomopatológico |
EXAME MICROSCÓPICO Conclusão: Meningite Aguda Piogênica
|
Análises Bromatológicas das rações |
As rações presentes e disponíveis na granja submetidas a análises apresentavam-se com níveis de nutrientes diferentes dos preconizados pela empresa de nutrição fornecedora de premix. O Teste da Mistura realizado a seguir identificou que sérios problemas de mistura estavam ocorrendo e que sugeriam que as rações até então produzidas deviam estar desbalanceadas, inclusive nos aditivos tais como antibióticos. |
Conclusões de Discussão
De posse dos exames laboratoriais e a anamnese da granja podemos observar que foram isolados vários agentes infecciosos que ocasionaram os sintomas clínicos observados. As amostras de bactérias isoladas apresentavam extensa resistência aos antibióticos, inclusive aos antibióticos em uso no momento da Auditoria Sanitária.
A administração de antibióticos via ração é uma alternativa prática e econômica de medicar um grande números de animais ao mesmo tempo, bem como é uma excelente opção técnica de controle de doenças antes da sua instalação através da Metafilaxia (Medicação pulsativa ou Choques). Mas quando o tratamento medicamentoso via ração é utilizado indiscriminadamente, sem seguir as regras técnicas de preparação de rações e sem a realização prévia de antibiogramas, pode ocasionar o agravo das infecções ao proporcionar resistência microbiana. Assim, se torna importante organizar a preparação das rações medicadas, de modo que a distribuição homogênea dos medicamentos torne possível que todos os animais recebam praticamente a mesma dosagem ao ingerir a ração.
Com os dados levantados nas análises de rações percebemos que a má mistura e consequente má distribuição e subdosagem nos animais que consumiam estas rações ocasionaram o constante aparecimento de cepas bacterianas resistentes. O caráter recidivante das mortes é resultado de resistência dos microorganismos aos antibióticos utilizados nas rações sem realizar antibiogramas.
Desta experiência a campo colhemos importantes aprendizados que ressaltamos: