Perguntas mais frequentes em Avicultura

AVICULTURA

1. É possível fazer a contagem de Bacillus para avaliação de probioticos?

Sim, é possível. Geralmente a AVALIAÇÂO DE PROBIOTICOS pode ser feita:
a- na ração
EXEMPLO:
Fazemos para algumas empresas de probioticos a contagem de leveduras e bacterias do probiotico na ração (I-) antes e após da adição do probiotico, outras vezes (II -) antes e após a peletização para verificar a resistência do probiótico. Alguns clientes já se estabeleceram uma monitoria (III-) mensalmente nos encaminham ração para verificar se a contagem na ração esta dentro do desejável ou há algum "estrangulamento" (erro de adição, etc) e nesse caso testa-se o probiótico para presença de Salmonella, etc

b- na granja
EXEMPLO:
AVES- Amostras de Grupos TRATADOS e NÃO TRATADOS (mesma idade, mesma genética, mesmo manejo e nutrição) são submetidos a coleta de amostras de Intestino (padronizar local de coleta, MINIMO DE 15 AMOSTRAS POR GRUPO/TRATAMENTO) para avaliar COMPARATIVAMENTE:
1- presença de Salmonella sp.
2- Contagem de Clostridium
3- Contagem de Enterobacterias
4- Contagem de E.coli
5- Contagem de Mesofilos
6- Contagem de Bacillus sp

CAMA- amostras de cama dos grupos acima também são outra opção de teste no sentido de complementar, sempre comparativo com grupo controle. As analises recomendadas são as acima descritas. Mínimo de 10 amostras por grupo/tratamento.

OBS: experimentalmente o ideal é o desafio das aves, inoculando-se Salmonella por exemplo, mas a campo fica impossivel. Então devemos contar com estes dados como indicativos.
Unidade Matriz
Av. do Contorno , 6226 - Savassi
30.110-042 - Belo Horizonte- MG/Brasil
PABX: (31) 3281-0500
Email: sac@tecsa.com.br
Horário Atendimento Tecsa
Cadastre-se para
Receber Novidades
Receba as novidades do TECSA
Facebook