Programa Cireneu

Saúde animal como promoção em saúde humana em coletividades - ações de controle de doenças em cães com ênfase em Leishmaniose Visceral Canina

Possibilitar o acesso da comunidade de Igarapé a conhecimentos e atitudes básicas sobre a criação e o cuidado com animais de estimação, desenvolvendo ações educativas que promovam a formação de agentes multiplicadores, com especial atenção à incidência de Leishmaniose Visceral - LV.

Os objetivos específicos são:

1 – Educação em saúde – reuniões com a comunidade sobre o tema com filmes, palestras e discussões. Apresentação dos resultados de exames e discussão das ações de controle.

2 – Caracterização da população canina, atendimento clínico-cirúrgico aos animais – esterilização de machos e fêmeas – e colocação de microchip.

3 – Diagnóstico de LV em cães – coleta de sangue para avaliação sorológica e swab de mucosa conjuntival para PCR.

4 – Acompanhamento da dinâmica populacional dos cães nas comunidades – mortalidade, fugas e renovação (nascimentos e introdução de novos cães).

5 – Programa de controle do vetor: Manejoambiental – mutirão de retirada do lixo orgânico, poda de árvores, cuidados com lotes vagos e terrenos públicos; Introdução de plantas repelentes ao vetor nas comunidades; Aplicação de inseticidas centrados nos cães – colares impregnados com deltametrina.

6 – Vacinação dos cães contra LV e outras doenças, tais como cinomose, parvovirose e leptospirose.


Unidade Matriz
Av. do Contorno , 6226 - Savassi
30.110-042 - Belo Horizonte- MG/Brasil
PABX: (31) 3281-0500
Email: sac@tecsa.com.br
Horário Atendimento Tecsa
Cadastre-se para
Receber Novidades
Receba as novidades do TECSA
Facebook